Bible of the WayBíblia do Caminho  † Antigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

1º Livro de Samuel   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

2 E Anna orou, e disse: O meu coração exultou no Senhor, e a minha força foi exaltada no meu Deus; a minha boca se dilatou para responder a meus inimigos; porque me alegrei na salvação que vem de ti.

2 Não há santo, como é o Senhor; porque não há outro fora de ti, e nenhum há tão forte como o nosso Deus.

3 Não queirais falar tanto, vangloriando-vos de coisas altas; não saia mais da vossa boca a antiga linguagem; porque Deus que tudo sabe, é o Senhor, e para ele se preparam os pensamentos.

4 O arco dos fortes se quebrou, e os fracos foram armados de força.

5 Os que antes estavam abundantes de bens, assalariaram-se para terem pão; e os famintos se fartaram, até que a estéril teve muitos filhos; e a que tinha muitos, se impossibilitou de os ter.

6 O Senhor é o que tira a vida e a dá, leva à sepultura e tira dela.

7 O Senhor é o que empobrece e enriquece; ele abate e eleva.

8 Levanta do pó ao necessitado, e do esterco eleva o pobre; para o fazer assentar entre os príncipes, e para lhe dar um trono de glória. Do Senhor pois são os pólos da terra e sobre eles pôs o mundo.

9 Ele guardará os pés dos seus santos, e os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não será forte na sua robustez.

10 Do Senhor tremerão seus inimigos; e ele trovejará sobre eles dos céus; o Senhor julgará as extremidades da terra, e dará o império ao seu rei, e sublimará a glória do seu cristo.

11 E retirou-se Elcana para sua casa a Ramatha; e o menino ministrava na presença do Senhor diante do pontífice Heli.

12 Mas os filhos de Heli eram uns filhos de Belial,  que não conheciam ao Senhor,

13 Nem as obrigações de sacerdotes a respeito do povo; porque quando algum imolava a vítima, vinha o moço do sacerdote, quando se cozia a carne, e tinha na sua mão um garfo de três pontas,

14 E metia-o no caldeirão, ou na caldeira ou na panela, ou na marmita e tudo o que podia trazer acima com o garfo, tomava-o o sacerdote para si. Assim faziam a todos os de Israel que vinham a Silo.

15 Assim mesmo antes que queimassem a gordura da hóstia, vinha o moço do sacerdote, e dizia ao que imolava: Dá-me essa carne para a cozer para o sacerdote; porque eu não receberei de ti carne cozida, mas quero-a crua.

16 E dizia-lhe o imolante: Queime-se hoje primeiro a gordura como é costume, e toma para ti quanto quiseres. Mas ele lhe replicava: Não; hás-de dar-ma agora, senão tirar-ta-ei por força.

17 Era pois grande o pecado destes moços diante do Senhor; porque retraíam os homens do sacrifício do Senhor.

18 Entretanto o menino Samuel ministrava diante do Senhor, vestido de um efod  n de linho.

19 E sua mãe lhe fazia uma pequena túnica, que lhe levava nos dias determinados, quando vinha com seu marido oferecer o sacrifício solene.

20 E Heli abençoou a Elcana, e a sua mulher e disse-lhe: O Senhor te dê sucessão desta mulher, em recompensa da prenda que depositaste na mão do Senhor. E eles voltaram para sua casa.

21 Visitou pois o Senhor a Anna, e ela concebeu e pariu três filhos, e duas filhas; e o menino Samuel foi engrandecido diante do Senhor.

22 Heli porém era muito velho, e soube o modo com que seus filhos se portavam com todos os de Israel; e que também dormiam com as mulheres, que vinham estar de vigia à entrada do tabernáculo;

23 E disse-lhes: Por que fazeis estas coisas, que chegam aos meus ouvidos, estes crimes detestáveis, de que todo o povo murmura?

24 Não obreis assim, meus filhos; porque não é boa fama, que eu ouço de que fazeis prevaricar o povo do Senhor.

25 Se um homem pecar contra outro, pode Deus perdoar-lhe; mas se pecar contra o Senhor, quem orará por ele? E eles não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.

26 Ora o menino Samuel aproveitava e crescia, e era agradável tanto ao Senhor, como aos homens.

27 E um homem de Deus veio ter com Heli, e lhe disse: eis aqui o que diz o Senhor: Porventura não me dei eu a conhecer visivelmente à casa de teu pai, quando eles estavam no Egito na casa de Faraó?

28 E eu o escolhi entre todas as tribos de Israel para ser meu sacerdote, para subir ao meu altar, e para me oferecer incensos, e para trazer o efod diante de mim; e de todos os sacrifícios dos filhos de Israel dei parte a casa de teu pai.

29 Por que pisastes vós aos pés as minhas vítimas, e os meus donativos, que eu mandei que se me oferecessem no templo; e por que honraste tu mais a teus filhos do que a mim, para comerdes as primícias de todos os sacrifícios do meu povo de Israel?

30 Portanto diz o Senhor Deus de Israel: Eu tinha declarado, prometendo que a tua casa, e a casa de teu pai serviria para sempre diante da minha face. Mas agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa; porque eu glorificarei a quem me glorificar, e os que me desprezam, serão desprezados.

31 eis aqui são chegados os dias, em que eu cortarei o teu braço, e o braço da casa de teu pai, para que não haja ancião algum em tua casa.

32 E no meio de todas as prosperidades de Israel, verás o teu êmulo no templo; e não haverá ancião algum em tua casa.

33 Sem embargo disto eu não tirarei de todo do meu altar homem da tua linhagem; mas será para que os teus olhos se escureçam, e a tua alma se mirre; e uma grande parte da tua casa morrerá, quando chegar à idade varonil.

34 Este será para ti o sinal, que acontecerá aos teus dois filhos, Ofni e Fineas: Ambos morrerão no mesmo dia.

35 E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que obrará segundo o meu coração e a minha alma; e lhe estabelecerei uma casa fiel, e ele andará sempre diante do meu cristo.

36 Então acontecerá, que todo o que restar da tua casa, virá para que se rogue por ele, e oferecerá um real de prata, e uma torta de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a alguma porção sacerdotal, para ter um bocado de pão que coma.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt

 

.

D
W