Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro de Samuel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Houve um homem Efratheu de Ramathaim-Sofim do monte d’Efraim, cujo nome era Elcana; filho de Jeroboão, filho de Eliu, filho de Thohu, filho de Suf,

2 E teve duas mulheres, uma por nome Anna, e outra por nome Fenenna. E Fenenna tinha filhos; Anna porém, não os tinha.

3 E este homem nos dias determinados subia da sua cidade a Silo a adorar, e a oferecer sacrifícios ao Senhor dos exércitos. E assistiam ali dois filhos de Heli, Ofni e Fineas, sacerdotes do Senhor.

4 Veio pois um dia, e Elcana ofereceu o seu sacrifício, e deu a Fenenna sua mulher, e a todos seus filhos e filhas seus quinhões.

5 A Anna porém com tristeza deu só um quinhão, porque amava a Anna. Mas o Senhor a tinha feito estéril.

6 Afligia-a também sua rival, e a atormentava excessivamente, ao ponto de lhe lançar em rosto, que o Senhor a tinha feito estéril.

7 E assim o fazia todos os anos, quando chegava o tempo de irem ao templo do Senhor; e deste modo a insultava; mas Anna se punha a chorar, e não comia.

8 Disse-lhe pois Elcana, seu marido: Anna, por que choras? e por que não comes? e por que se aflige o teu coração? acaso não sou eu melhor para ti, do que dez filhos?

9 Anna porém se levantou depois de ter comido e bebido em Silo. E estando o pontífice Heli assentado na sua cadeira à porta do templo do Senhor,

10 Anna, com o coração cheio de amargura, orou ao Senhor derramando copiosas lágrimas,

11 E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se tu te dignares de olhar para a aflição da tua serva, e se te lembrares de mim, se te não esqueceres da tua serva, e se deres à tua escrava um filho varão; eu to oferecerei por todos os dias da sua vida, e não passará navalha pela sua cabeça.

12 Aconteceu pois que repetindo ela as preces na presença do Senhor, que observasse Heli o movimento dos seus beiços.

13 Anna porém falava no seu coração, e só se moviam os seus beiços, e não se lhe percebia palavra alguma. Julgou pois Heli que ela estava bêbada,

14 E disse-lhe: Até quando estarás tu bêbada? Coze um pouco o vinho, de que estás bêbada.

15 Anna respondendo, disse: Não é assim, meu Senhor, porque eu sou uma mulher por extremo desgraçada, e não bebi vinho, nem qualquer coisa que possa embebedar, mas dilatei a minha alma na presença do Senhor.

16 Não reputes a tua escrava como uma das filhas de Belial;  e porque pelo excesso da minha dor, e da minha aflição, é que falei até agora.

17 Então lhe disse Heli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a súplica, que lhe fizeste.

18 E ela lhe respondeu: Praza a Deus que a tua escrava ache graça aos teus olhos. E a mulher se foi seu caminho, e comeu, e o seu semblante não se lhe mudou mais.

19 E levantaram-se de manhã, e adoraram ao Senhor e voltaram, e chegaram a sua casa em Ramatha. E Elcana conheceu a sua mulher Anna; e o Senhor se lembrou dela.

20 E sucedeu que passado o círculo dos dias, concebeu Anna, e pariu um filho, a quem pôs o nome de Samuel porque o tinha pedido ao Senhor.

21 Subiu pois Elcana, seu marido, e toda a sua família a imolar ao Senhor a hóstia solene, e a cumprir seu voto,

22 E Anna não foi; porque disse a seu marido: Eu não irei, menos que o menino não seja desmamado, para o levar a fim de aparecer na presença do Senhor, e para ficar para sempre.

23 E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem parecer, e fica até o desmamares; e eu rogo ao Senhor, que cumpra a sua palavra. Ficou pois Anna e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

24 E depois de o ter desmamado, o levou consigo, e três novilhos, e três alqueires de farinha, e um cântaro de vinho, e o trouxe a Silo à casa do Senhor. O menino porém era ainda muito criança.

25 E sacrificaram um novilho e apresentaram o menino a Heli.

26 E Anna disse: Rogo-te, senhor meu, por tua vida, senhor; eu sou aquela mulher, que estive aqui em tua presença orando ao Senhor.

27 Eu lhe pedi que me desse este menino, e o Senhor me concedeu a petição, que eu lhe fiz.

28 Portanto eu o entrego também ao Senhor por toda a vida que o Senhor for servido conceder-lhe. E adoraram ali ao Senhor.



Para se conformar com as atuais versões da Bíblia, transferimos o final do último versículo para o início do primeiro versículo do próximo capítulo, tanto em português como em latim.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir