Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 Sucedeu pois que tendo Salomão acabado de edificar a casa do Senhor, e o palácio do rei, e tudo o que tinha desejado e quisera fazer,

2 Lhe apareceu o Senhor segunda vez como lhe tinha aparecido em Gabaon.

3 E o Senhor lhe disse: Eu ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste em minha presença; eu santifiquei esta casa que me edificaste, para nela estabelecer para sempre o meu nome, e nela estarão sempre os meus olhos e o meu coração.

4 Se tu também andares na minha presença, como andou teu pai, em simplicidade de coração, e em equidade; e se fizeres tudo o que te tenho mandado, e guardares as minhas leis e as minhas ordenações,

5 Eu estabelecerei o trono do teu reino sobre Israel para sempre, como eu o prometi a David teu pai dizendo: Não faltará varão da tua linhagem sobre o trono de Israel.

6 Mas se obstinadamente vos desviardes de mim vós e vossos filhos, não me seguindo, nem guardando os meus preceitos, e as minhas cerimônias, que eu vos prescrevi, mas se vos retirardes e derdes culto a deuses estranhos, e os adorardes;

7 Eu exterminarei Israel da superfície da terra, que lhes dei e lançarei longe da minha presença o templo, que consagrei ao meu nome, e Israel será o escárnio, e a fábula de todos os povos.

8 E esta casa servirá de exemplo; todo o que passar por diante dela ficará pasmado, e a insultará, e dirá: Porque se houve o Senhor assim com esta terra, e com esta casa?

9 E responder-lhe-ão: Porque estes povos deixaram o Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e porque eles seguiram deuses estranhos, e os adoraram, e lhes renderam culto; por isso o Senhor descarregou sobre eles todo este mal.

10 Mas vinte anos andados, depois que Salomão edificara as duas casas, isto é, a casa do Senhor, e a casa do rei,

11 (Mandando Hirão, rei de Tiro, a Salomão madeira de cedro e de faia, e o ouro todo quanto havia mister) deu Salomão a Hirão vinte cidades no país de Galileia.

12 E saiu Hirão de Tiro, para ver as cidades, que Salomão lhe tinha dado, mas não lhe agradaram,

13 E disse: São estas, irmão, as cidades que tu me deste? e as chamou a terra de Cabul, até ao dia de hoje.

14 Tinha Hirão também mandado ao rei Salomão cento e vinte talentos de ouro.

15 Esta é a soma das despesas, que fez Salomão na fábrica da casa do Senhor e da sua casa, em Mello, e dos muros de Jerusalém, e a de Heser, e Mageddo, e Gazer.

16 Faraó, rei do Egito, veio, e tomou Gazer, e a queimou; e matou os Cananeus que habitavam na cidade, e a deu em dote a sua filha, mulher de Salomão.

17 Salomão pois reedificou Gazer e Bethoron a baixa,

18 E Baalath, e Palmira na terra do deserto.

19 E fortificou todas as aldeias, que lhe pertenciam, e que não tinham muros, e as cidades dos coches e as cidades da gente de cavalo, e tudo o que ele lhe aprouve edificar em Jerusalém, e no Líbano, e em toda a extensão do seu domínio.

20 Todo o povo, que tinha ficado dos Amorreus, e dos Hetheus, e dos Ferezeus, e dos Heveus, e dos Jebuseus, que não eram dos filhos de Israel,

21 Aos filhos destes, que tinham ficado no país, aos quais os filhos de Israel não puderam extinguir, fez Salomão tributários até o dia de hoje.

22 Ele não quis que algum dos filhos de Israel servisse de escravo, mas eram os seus homens de guerra, e os seus ministros, e os seus primeiros oficiais, e os capitães, e os comandantes dos coches e da cavalaria.

23 Havia pois quinhentos e cinquenta homens estabelecidos sobre todas as obras de Salomão, os quais tinha o povo sujeito, e eram os superintendentes de todas as obras determinadas.

24 Veio pois a filha de Faraó da cidade de David para a sua casa, que Salomão lhe tinha edificado; então edificou Mello.

25 Oferecia também Salomão três vezes cada ano holocaustos e vítimas pacíficas sobre o altar, que tinha levantado ao Senhor, e queimava perfumes diante do Senhor. E o templo se completou.

26 Equipou mais o rei Salomão uma frota em Asiongaber, que é perto d’Ailath na praia do mar Vermelho, na terra d’Idumeia.

27 E mandou Hirão nesta frota servos seus, homens marinheiros, entendidos em a náutica, juntamente com os servos de Salomão.

28 Os quais, tendo chegado a Ofir, trouxeram ao rei Salomão quatrocentos e vinte talentos de ouro, dali conduzido.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


.

Abrir