Bíblia do Caminho Antigo Testamento

1º Livro das Crônicas    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 5

(Versículos e sumário)


5 E os filhos de Ruben, primogênito de Israel, (porque este foi seu primogênito; mas porque violou o leito de seu pai, foi o seu direito de primogenitura dado aos filhos de José, filho de Israel; e Ruben não foi mais reputado o primogênito.

2 Judá, porém, que era o mais valente de todos os seus irmãos, da sua estirpe saíram príncipes; mas o direito da primogenitura foi conservada a José).

3 Os filhos pois de Ruben, primogênito de Israel, foram: Enoch, e Fallu, Esron, e Carmi.

4 Filhos de Joel foram: Samaia, pai de Gog, cujo filho foi Semei.

5 Micca foi filho de Semei; Reia, filho de Micca; Baal filho de Reia.

6 Beera filho de Baal, a quem levou cativo Thelgathfalnasar rei dos Assírios, e foi príncipe da tribo de Ruben.

7 E seus irmãos, e toda a sua parentela, quando se fez a lista deles por famílias, tiveram por príncipes a Jehiel, e a Zacharias.

8 E Bala filho de Azaz, filho de Samma, filho de Joel, estabeleceu-se em Aroer até Nebo e Beelmeon.

9 Habitou também até o país oriental, até a entrada do deserto e até o rio Eufrates, porque possuíam grande quantidade de gado na terra de Galaad.

10 Mas mo reinado de Saul pelejaram contra os Agareus, e os passaram a cutelo e habitaram em lugar deles nas suas tendas, em todo o território, que olha para o oriente de Galaad.

11 Os filhos porém de Gad se estabeleceram defronte deles no país de Basan até Selca;

12 Joel era cabeça, e Safan o segundo; e Janai, e Safat governavam em Basan.

13 E seus irmãos, segundo as casas das suas parentelas, eram Miguel, e Mosollão, e Sebe, e Jorai, e Jachan, e Zie, e Heber, sete.

14 Estes foram filhos de Abihail, filho de Uri, filho de Jara, filho de Galaad, filho de Miguel, filho de Jesési filho de Jeddo, filho de Buz.

15 Foram também seus irmãos os filhos de Abdiel, filho de Guni, príncipe da casa nas suas linhagens.

16 E habitaram em Galaad, e em Rasan, e nas aldeias, e em todos os subúrbios de Saron, d’um termo a outro.

17 Todos estes foram contados em tempo de Joathão rei de Judá e em tempo de Jeroboão rei de Israel.

18 Os filhos de Ruben, Gad, e da meia tribo de Manassés foram homens muito guerreiros, que traziam escudos, e espadas, e que manejavam o arco, e destros para a guerra quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta que marchavam em batalha.

19 Tiveram guerra com os Agareus, mas os Itureus, e os de Nafis e de Nodab,

20 Lhes deram auxílio. E foram entregues às mãos os Agareus, e todos os que os haviam auxiliado, porque invocavam a Deus quando pelejavam; e ele os ouviu, porque tinham fé nele.

21 E se fizeram senhores de tudo o que possuíam, de cinquenta mil camelos, e duzentas e cinquenta mil ovelhas, e dois mil jumentos, e cem mil homens.

22 E muitos dos feridos caíram mortos; porque foi guerra do Senhor. E habitaram em seu lugar até à transmigração.

23 Também os filhos da meia tribo de Manassés possuíram as terras desde as extremidades de Basan até Baal, Hermon, e Sanir, e o monte de Hermon, porque eram em muito grande número.

24 Estes foram os príncipes das casas de suas linhagens: Efer, e Jesi, e Eilel, e Ezriel, e Jeremia, e Odoia, e Jediel, homens fortíssimos, e possantes, e generais de grande reputação entre as suas famílias.

25 Mas deixaram o Deus de seus pais, e se prostituíram seguindo os deuses dos povos da terra, que Deus exterminou na sua presença.

26 E o Deus de Israel suscitou o espírito de Ful, rei dos Assírios, e o espírito de Thelgathfalnasar rei de Assur; e transportou a tribo de Ruben, e a tribo de Gad, e a meia tribo de Manassés e os levou para Lahela, e para Habor, e para Ara, e para o rio Gozan, até ao dia de hoje.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir