Bíblia do CaminhoTestamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Epístola de S. Paulo aos Romanos  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 13  Ee

(Versículos e sumário)

13 Toda alma esteja sujeita aos poderes superiores, porque não há poder que não venha de Deus; e os que há, foram ordenados por Deus.

2 Aquele pois que resiste à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que lhe resistem, a si mesmos trazem a condenação;

3 Porque os príncipes não são temidos por suas boas obras, mas sim pelas más. Queres pois não temer a autoridade? Faze o bem, e serás louvado por ela;

4 Porque o príncipe é o ministro de Deus para teu bem. Mas se obrares mal, teme: porque não é debalde que ele traz a espada. Porquanto ele é ministro de Deus, vingando com ira àquele que faz o mal.

5 Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo temor do castigo, mas também por obrigação de consciência.

6 Porque por esta razão é que também pagais tributos, pois são ministros de Deus, por isto mesmo cortesãos.

7 Pagai pois a todos o que lhes é devido; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

8 A ninguém devais coisa alguma, senão ao amor recíproco; porque aquele que ama o próximo, tem cumprido com a lei.

9 Pois: Não cometerás adultério. Não matarás. (Ex) Não furtarás. Não dirás falso testemunho. Não cobiçarás. (Dt) E se algum outro mandamento há, se consubstaciam nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Lv)

10 O amor do próximo não obra mal. Assim, a plenitude da lei é o amor.

11 Estejamos cientes do tempo, de que já é hora de nos levantarmos do sono. Porquanto agora estamos mais perto da nossa salvação do que quando cremos.

12 A noite passou e o dia vem chegando. Abominemos pois as obras das trevas e vistamos a armadura da luz.

13 Assim, andemos honestamente cada dia; nada de glutonarias e ébries, nada de adultério e impudicícia, nada de contendas e emulações;

14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não façais caso dos desejos carnais.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir