Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Paulo aos Romanos  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 10  † 

(Versículos e sumário)

10 Irmãos, em verdade, o desejo do meu coração e minha oração a Deus, é para que eles consigam a salvação.

2 Pois eu lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, mas não com entendimento.

3 Certamente ignorando a justiça de Deus e querendo estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.

4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo crente.

5 Com efeito, Moisés escreveu quanto à justiça da lei: o homem que observar os seus mandamentos, achará a vida neles( † )

6 Mas a justiça que vem da fé, diz assim: Não digas no teu coração: Quem subirá ao Céu? Ou seja: Quem trará do Alto ao Cristo.

7 Ou: Quem descerá ao abismo para chamar de volta ao Cristo dentre os mortos?

8 Mas que diz a Escritura? Esta palavra está muito perto de ti, está na tua boca e no teu coração. ( † ) Esta é a palavra da fé que pregamos.

9 Porque se confessares com tua boca ao Senhor Jesus, e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

10 Porque com o coração se crê para alcançar a justiça, mas com a boca se faz a confissão para conseguir a salvação.

11 Porque, diz a Escritura: Todo o que nele crê, não será confundido( † )

12 Pois não há distinção de judeu e de grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

13 Porque, todo o que invocar o nome do Senhor, será salvo. ( † )

14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? Ou, como crerão àquele, a quem não ouviram? E como o ouvirão, sem que o preguem?

15 Como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Que formosos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam os bens! ( † )

16 Mas nem todos obedecem ao Evangelho. Porque Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? ( † )

17 A fé, portanto, vem da pregação, e a pregação pela palavra do Cristo.

18 Mas pergunto: Acaso não ouviram? Sim, por certo, pois sua melodia se estendeu por toda a terra, e as suas palavras até às extremidades do mundo. ( † )

19 Pergunto mais: Acaso Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu os provocarei ciúme com aquele que não é povo, e os irritarei com uma nação insensata. ( † )

20 Além disso, Isaías ousa dizer: Fui achado por aqueles que não me buscavam. Apareci aos que não perguntavam por mim( † )

21 E ainda diz a Israel: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo incrédulo e contradizente( † )



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others) Parallel Greek New Testament by John Hurt.


.

Abrir