Bíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

O Evangelho segundo S. Mateus  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 16

(Versículos e sumário)

Os fariseus e saduceus pedem um sinal do Céu  Ee

Mc

16 Então se chegaram a Jesus os fariseus e saduceus para o tentarem, e pediram-lhe que lhes fizesse ver algum prodígio do céu.

2 Mas ele, respondendo, lhes disse: Quando vai chegando a noite, dizeis: Haverá tempo sereno, porque o céu está rubicundo.

3 E quando é de manhã: Hoje haverá tormenta, porque o céu mostra um avermelhado triste. Sabeis, pois, discernir o aspecto do céu; e não podeis conhecer os sinais dos tempos?

4 Esta geração perversa e adúltera pede um prodígio; e não se lhe dará outro prodígio, senão o prodígio do profeta Jonas(Jn) Deixando-os ali, se retirou.

Fermento dos fariseus

Mc

5 Quando seus discípulos passaram para o outro lado, eles se esqueceram de levar pães.

6 Então disse-lhes Jesus: Acautelai-vos, e guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.

7 Mas eles discorriam entre si, dizendo: É que não trouxemos pão.

8 Entendendo-os Jesus, disse-lhes: Homens de pouca fé, por que estais considerando entre vós que não tendes pão?

9 Ainda não compreendeis, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e quantos foram os cestos que sobejaram?

10 Nem dos sete pães para quatro mil homens, e quantas alcofas recolhestes?

11 Por que não compreendeis que não é pelo pão que eu vos disse: Guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus?

12 Então entenderam que não havia dito que se guardassem do fermento dos pães, senão da doutrina dos fariseus e dos saduceus.


Quem é o Filho do Homem? A confissão de Pedro Ee

Mc = Lc

13 Veio Jesus para as partes de Cesareia de Filipe e fez a seus discípulos esta pergunta: Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?

14 Eles responderam: Uns dizem que João Batista, mas outros que Elias, e outros que Jeremias ou algum dos profetas.

15 Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou?

16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.

17 Então, Jesus lhe disse: Bem-aventurado és Simão, filho de João; porque não foi a carne e o sangue quem to revelou, mas sim meu Pai que está nos Céus.

18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos Céus; e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos Céus.

20 Então mandou a seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo.


Primeiro anúncio da Paixão

Mc = Lc

21 Desde então começou Jesus a declarar a seus discípulos que lhe convinha ir a Jerusalém e padecer muitas coisas dos anciãos, dos escribas e dos príncipes dos sacerdotes, e ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.

22 Apartando-o Pedro, começou a increpá-lo, dizendo: Deus tal não permita, Senhor; não sucederá isto contigo.

23 Ele, voltando-se para Pedro, lhe disse: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas das que são dos homens.


O discípulo do Cristo deve levar a sua cruz Ee

Mc = Lc = Jo

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me.

25 Porque o que quiser salvar a sua alma, perdê-la-á, e o que perder a sua alma por amor de mim, achá-la-á.

26 Porque, de que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma? Ou, que comutação fará o homem para recobrar sua alma?

27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos; e então dará a cada um a paga, segundo as suas obras(Sl)

28 Em verdade vos afirmo, que dos que aqui estão, há alguns que não hão de provar a morte, antes que vejam vir o Filho do Homem na glória do seu Reino.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

D
W