Bíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

O Evangelho segundo S. Mateus  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

Pregação de João Batista  Ee

Mc = Lc

3 Naqueles dias porém, veio João Batista pregando no deserto da Judeia,

2 Dizendo: Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos Céus.

3 Porque este é de quem falou o profeta Isaías: Voz do que clama no deserto; preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas(Is)

4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5 Então vinha a ele Jerusalém e toda a Judeia, e toda a terra da comarca do Jordão.

6 E confessando os seus pecados, eram por ele batizados no Jordão.

7 Mas vendo que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, lhes disse: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

8 Fazei pois frutos dignos de penitência.

9 E não queirais dizer dentro de vós mesmos: Nós temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que poderoso é Deus para suscitar destas pedras filhos a Abraão.

10 Porque já o machado está posto à raiz das árvores. Toda a árvore, porém, que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo.


João dá testemunho do Cristo Ee

Mc = Lc = Jo

11 Eu na verdade vos batizo em água para vos trazer à penitência; porém o que há de vir depois de mim, é mais poderoso do que eu, e não sou digno de carregar suas sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

12 A sua pá na sua mão se acha; ele limpará muito bem a sua eira e recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará as palhas num fogo que jamais se apagará.


Jesus é batizado por João Ee

Mc = Lc = Jo

13 Então veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser batizado por ele.

14 Porém João o impedia, dizendo: Eu sou o que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Respondendo, Jesus lhe disse: Deixa por ora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Ele então o deixou.

16 Depois que Jesus foi batizado, saiu logo para fora da água; eis que se lhe abriram os céus e viu ao Espírito de Deus que descia como pomba e vinha sobre ele.

17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é meu filho amado, no qual me comprazo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

D
W