Bible of the WayBíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

O Evangelho segundo S. Mateus  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 2

(Versículos e sumário)

Os magos visitam o menino  Ee

 

2 Tendo pois nascido Jesus em Belém de Judá, em tempo do rei Herodes, eis que vieram do Oriente uns Magos a Jerusalém,

2 Dizendo: Onde está o rei dos judeus, que é nascido? Porque nós vimos no Oriente a sua estrela; e viemos adorá-lo.

3 O rei Herodes ouvindo isto se turbou e toda a Jerusalém com ele.

4 Convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo lhes perguntava onde havia de nascer o Cristo.

5 Eles lhe disseram: Em Belém de Judá; porque assim está escrito pelo profeta:

6 E tu Belém Efrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que me há de sair aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade. (Mq)

7 Então Herodes tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com todo o cuidado que tempo havia que lhes aparecera a estrela.

8 E enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e informai-vos bem que menino é esse; e depois que o houverdes achado, vinde-me dizer, para eu ir também adorá-lo.

9 Eles, tendo ouvido as palavras do rei, partiram; e logo a estrela, que tinham visto no Oriente lhes apareceu, indo adiante deles, até que chegando, parou sobre o local onde estava o menino.

10 Quando eles viram a estrela, foi sobremaneira grande o júbilo que sentiram.

11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe, e prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus cofres lhe fizeram suas ofertas de ouro, incenso e mirra.

12 Advertidos em sonhos que não tornassem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra.

 

Fuga para o Egito

 

13 Quando eles se foram, eis que apareceu em sonhos a José um anjo do Senhor e lhe disse: Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito, fica lá até que eu te avise, porque Herodes há de buscar o menino para o matar.

14 José, levantando-se, pegou de noite o menino e sua mãe e retirou-se para o Egito.

15 Ali esteve até à morte de Herodes; para se cumprir o que proferira o Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei a meu filho(Os)

 

O massacre dos inocentes

 

16 Herodes então, vendo que tinha sido iludido pelos magos, ficou muito irado por isso, e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém e em todo o seu território, regulando-se nisto pelo tempo que tinha exatamente averiguado dos magos.

17 Então se cumpriu o que estava anunciado pelo profeta Jeremias que diz:

18 Em Ramá se ouviu um clamor, um choro, e um grande lamento; vinha a ser Raquel chorando a seus filhos, sem admitir consolação pela falta deles(Jr)

 

A família de Jesus volta para Nazaré Ee

Lc

 

19 Mas, tendo morrido Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José no Egito,

20 Dizendo: Levanta-te, pega o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque são mortos os que buscavam o menino para o matar.

21 José, levantando-se, tomou o menino e sua mãe e veio para a terra de Israel.

22 Mas ouvindo que Archelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá. E avisado em sonhos, se retirou para as partes da Galileia.

23 E veio morar em sua cidade que se chama Nazaré; para se cumprir o que fora dito pelos profetas: Que será chamado Nazareno.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt

 

.

D
W