Bíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Final

O Evangelho segundo S. Marcos  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 16

(Versículos e sumário)

A ressurreição de Jesus  Ee

Mt = Lc = Jo

16 Como tivesse passado o dia de sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamar Jesus.

2 No primeiro dia da semana, partindo muito cedo, chegaram ao sepulcro, quando já o sol era nascido.

3 E diziam elas entre si: Quem nos há de revolver a pedra da boca do sepulcro?

4 Mas olhando viram revolvida a pedra, e era ela muito grande.

5 Entrando no sepulcro viram assentado na parte direita um jovem vestido de roupas brancas, do que elas ficaram muito pasmadas.

6 Ele lhes disse: Não vos assusteis! vós buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu, já não está aqui; eis o lugar onde o depositaram.

7 Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós esperar-vos na Galileia. Lá o vereis como ele vos disse. (Mc)

8 Elas saindo, fugiram do sepulcro, porque estavam apreensivas e apavoradas, e a ninguém disseram coisa alguma, porque estavam possuídas de medo.


Aparição a Maria Madalena Ee

Mt = Jo

9 Jesus tendo ressurgido de manhã no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual ele tinha expulsado sete demônios. n

10 Ela foi dar a noticía aos que haviam andado com ele, os quais estavam aflitos e chorosos.

11 Mas eles, ouvindo dizer que Jesus estava vivo e que fora visto por ela, não o creram.


Aparição a dois discípulos

Lc

12 Depois disto se mostrou em outro aspecto a dois deles que iam caminhando para uma aldeia;

13 E estes o foram dizer aos outros, que também não lhes deram crédito.


Aparição de Jesus ressuscitado aos onze na Galileia Ee

Mt = Lc = Jo

14 Finalmente apareceu Jesus aos onze, quando eles estavam à mesa, e exprobou-lhes sua incredulidade e a dureza de coração por não crerem naqueles que o haviam visto ressuscitado.

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura.

16 O que crer e for batizado, será salvo; o que porém não crer, será condenado.

17 Estes sinais seguirão aos que crerem: Expulsarão os demônios em meu nome, falarão em novos idiomas.

18 Manusearão as serpentes; e se beberem alguma poção mortífera não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.


Ascensão do Senhor

Lc

19 Assim, pois, o Senhor Jesus, depois de lhes haver falado, foi arrebatado ao Céu, onde está assentado à direita de Deus.

20 E eles tendo partido, pregaram em toda a parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a sua pregação com os benefícios que a acompanhavam.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

D
W