Bible of the WayBíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

O Evangelho segundo S. Marcos  Ee 

(Vulgatæ Editionis)

 

CAPÍTULO 2

 

Apresentam a Jesus um paralítico. Prova com a sua cura que ele tem poder de perdoar pecados. Chama a Mateus e come em sua casa. Os que estão bons, não necessitam de médico. Dá a razão porque seus discípulos não jejuam. Desculpa-os de haverem colhido umas espigas em dia de sábado. (Nota do Tradutor)

 

Jesus perdoa e cura um paralítico  Ee 

Mt = Lc

 

2 Novamente entrou em Cafarnaum alguns dias depois;

2 Assim que souberam que ali estava numa casa, acorreu logo um tão crescido número de gente, que não cabiam nem mesmo junto à porta, e com seu verbo amoroso falava com eles.

3 Trouxeram-lhe um paralítico, que fora conduzido a ele às costas por quatro pessoas.

4 E como não pudessem pô-lo diante dele, por causa do tropel de gente, escalaram o telhado da casa onde estava; e tendo feito uma abertura, arriaram o leito em que jazia o paralítico.

5 Quando Jesus viu a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados te são os teus pecados.

6 Estavam ali assentados alguns dos escribas, que nos seus corações estavam dizendo:

7 Como fala assim este homem? Ele diz uma blasfêmia. Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?

8 Jesus conhecendo em espírito o que eles consideravam intimamente, lhes disse: Por que cogitais isso dentro de vossos corações?

9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, pega o teu leito e anda?

10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na Terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico):

11 A ti te digo: Levanta-te, pega o teu leito, e vai para tua casa.

12 E no mesmo instante ele se levantou, e pegando o seu leito, se foi à vista de todos, de maneira que se admiraram todos e louvaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

 

A vocação de Levi  Ee 

Mt = Lc

 

13 Saindo outra vez para perto do mar, vinha a ele toda a gente e ele os ensinava.

14 Quando estava passando diante da alfândega, viu Levi, filho de Alfeu, assentado, e lhe disse: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

 

Jesus à mesa com publicanos e pecadores  Ee 

Mt = Lc

 

15 Aconteceu que, estando Jesus assentado à mesa em casa dele, estavam também à mesa com Jesus e com os seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque havia muitos que também o seguiam.

16 E vendo os escribas e os fariseus, que Jesus comia com os publicanos e pecadores, diziam a seus discípulos: Por que come e bebe vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

17 Quando Jesus ouviu isto, lhes disse: Os sãos não têm necessidade de médico, senão os que estão enfermos; porque eu não vim a chamar justos senão pecadores.

 

Do jejum  Ee 

Mt = Lc

 

18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam, indo eles interpelar Jesus, lhe dizem: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?

19 Jesus lhes disse: Podem porventura jejuar os filhos das bodas, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo ao esposo, não podem jejuar.

20 Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo; e então naqueles dias eles jejuarão.

21 Ninguém cose um remendo de pano novo numa vestimenta velha; senão o remendo novo rompe a roupa velha e fica maior a ruptura.

22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; caso contrário, fará o vinho arrebentar os odres, entornar-se-á o vinho e perder-se-ão os odres; mas o vinho novo deve-se por em odres novos.

 

Jesus é senhor do sábado  Ee 

Mt = Lc

 

23 Sucedeu outra vez que, caminhando o Senhor por entre os trigais num dia de sábado, seus discípulos adiantando-se, começaram apanhar espigas.

24 Então os fariseus lhe disseram: Eis que fazem no sábado o que não é lícito?

25 Ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez David, quando se achou em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

26 Como entrou na casa de Deus em templo de Abiatar, príncipe dos sacerdotes, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer, senão aos sacerdotes, e ainda deu aos que com ele estavam? (1 Sm)

27 E lhes dizia: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.

28 Assim que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt