Bíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

O Evangelho segundo S. João  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 15

(Versículos e sumário)

A videira, as varas, e o Divino Agricultor  Ee


15 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todas as varas, que não derem fruto em mim, ele as tirará, e todas as que derem fruto, limpá-las-á, para que o deem abundantemente.

3 Vós já estais puros, em virtude da palavra que eu vos disse.

4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como a vara da videira não pode de si mesmo dar fruto, se não permanecer na videira; assim vós também não o dareis, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós outros as varas, o que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como a vara, e secará, e enfeixá-lo-ão, e lançá-lo-ão no fogo, e ali arderá.

7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedirei tudo o que quiserdes, e ser-vos-á feito.

8 Nisto é revelado meu Pai, em que vós deis muito fruto, e em que sejais meus discípulos.


Que vos ameis uns aos outros Ee


9 Como meu Pai me amou, assim vos amei eu. Permanecei no meu amor.

10 Se guardares os meus preceitos, permanecereis no meu amor, assim como também eu guardei os preceitos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

11 Tenho-vos dito estas coisas, para que meu júbilo esteja convosco, e para que vosso júbilo seja completo.

12 O meu preceito é este: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria alma por seus amigos.

14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já não vos chamareis servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamar-vos-eis amigos, porque vos revelei tudo quanto ouvi de meu Pai.

16 Não fostes vós os que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi, e vos designei para que vades e deis frutos, e para que vosso fruto permaneça, para que tudo quanto pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.


Os discípulos e o mundo


18 Se o mundo vos odeia, sabei que odeia a mim antes que a vós.

19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo vos odeia.

20 Lembrai-vos de minhas palavras, quando vos disse: Não é o servo maior do que seu senhor. Se eles me perseguiram, também vos hão de perseguir; se derem cumprimento às minhas palavras, também hão de dar às vossas.

21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome; porque não conhecem aquele que me enviou.

22 Se eu não houvesse vindo, nem lhes falado, não teriam pecado, mas agora não há escusas para o seu pecado.

23 Quem me odeia, odeia igualmente a meu Pai.

24 Se eu não houvesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, não haveriam pecado; mas agora as viram e odiaram, a mim e a meu Pai.

25 Mas isto é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Eles me odiarão sem motivo(Sl) (Sl)

26 Quando porém vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, aquele Espírito de verdade que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27 E vós igualmente dareis testemunho, por que estais comigo desde o princípio.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

D
W