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O Evangelho segundo S. João  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

Jesus evita os judeus  Ee

 

7 E depois disto andava Jesus pela Galileia, porque não queria andar pela Judeia: visto que os judeus o queriam matar.

2 Estava para chegar porém a festa dos judeus,  n chamada dos Tabernáculos.

3 Disseram-lhe pois seus irmãos: Sai daqui e vai para a Judeia, para que também teus discípulos vejam as obras que fazes.

4 Porque ninguém que deseja ser conhecido em público age secretamente; já que fazes estas coisas, revela-te ao mundo.

5 Porque nem ainda seus irmãos criam nele.

6 Disse-lhes Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso sempre está preparado.

7 O mundo não vos pode aborrecer; mas ele me odeia, porque eu testemunho a seu respeito, que suas obras são más.

8 Subi vós outros a esta festa, mas eu não irei; porque o meu tempo ainda não é chegado.

9 Tendo dito isto, deixou-se ficar ali mesmo na Galileia.

 

Jesus na festa dos tabernáculos

 

10 Mas quando seus irmãos já tinham subido à festa, então ele também subiu discretamente, sem deixar-se conhecer.

11 Buscavam-no pois os judeus no dia da festa, e diziam: Onde está ele?

12 E havia grande murmuração do povo a seu respeito. Porque uns diziam: Ele é bom. Outros porém diziam: Não é, antes seduz o povo.

13 Ninguém contudo ousava falar dele abertamente, porque tinham medo dos judeus.

 

Jesus ensina no Templo e argumenta quanto à violação do sábado Ee

 

14 Ora, estando já os dias da festa no meio, entrou Jesus no Templo, e pôs-se a ensinar.

15 E admiravam-se os judeus, dizendo: Como pode este saber letras, não as tendo estudado?

16 Respondeu-lhes Jesus: A doutrina por mim ensinada não é minha, mas daquele que me enviou.

17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, reconhecerá se a doutrina que ensino vem dele, ou se eu falo de mim mesmo.

18 O que fala de si mesmo, busca a própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há dolo.

19 Não é assim que Moisés vos deu a Lei, e contudo nenhum de vós cumpre com a Lei.

20 Por que procurais matar-me? Responderam-lhe: Tens demônio?  n quem é que te quer matar?

21 Respondeu-lhes Jesus: Eu, uma só obra fiz, e todos vós estais por isso maravilhados;

22 Moisés vos ordenou a circuncisão (Se bem que ela não vem de Moisés, mas dos patriarcas) Vós contudo circuncidais um homem ainda mesmo que seja sábado.

23 Se por não se violar a Lei de Moisés recebe um homem a circuncisão em dia de sábado, por que vos indignais de que eu vos cure no sábado?

24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai judiciosamente.

 

Os judeus enganados quanto ao Cristo de Deus

 

25 Então alguns de Jerusalém diziam: Não é este o tal a quem procuram matar?

26 E contudo, ei-lo aí, está falando em público, e não lhe dizem coisa alguma. Será que os principais do Templo tenham reconhecido que este é verdadeiramente o Cristo?

27 Mas nós sabemos donde é; e o Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele seja.

28 Alteando a voz no Templo, Jesus  ensinava, exclamando: Vós outros não só me conheceis, mas sabeis donde sou; eu não vim de mim mesmo, mas o que me enviou, a quem vós não conheceis, é verdadeiro.

29 Eu o conheço, porque eu sou dele, e ele me enviou.

30 Os judeus procuravam prendê-lo, mas ninguém lhe lançou as mãos, porque não era ainda chegada a sua hora.

31 Muitos do povo, crendo nele, diziam: Quando vier o Cristo, fará ele mais prodígios do que este faz?

32 Tendo os fariseus ouvido as murmurações do povo a seu respeito, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus enviaram servidores para prende-lo.

33 Mas Jesus lhes disse: Ainda por pouco tempo estou convosco; e depois, vou para aquele que me enviou.

34 Buscar-me-eis e não me achareis; e onde eu estiver, não podeis ir.

35 Disseram então entre si os judeus: Para onde é que irá este e que o não possamos achar? Será o caso que vá para os que se acham dispersos entre as nações, para instruir os gentios?

36 Que é isto que ele nos disse: Buscar-me-eis e não me achareis; e onde eu estiver, não podeis ir?

 

A fonte da água viva

 

37 No último dia da festa que era o mais solene, estava ali Jesus em pé e alteando a voz, disse: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu ventre correrão rios de água viva(Zc)

39 Isto porém dizia, do espírito que receberiam os que nele cressem; porque como Jesus ainda não tinha sido glorificado, o Espírito Santo ainda não descera. (At)

40 Entretanto muitos do povo, tendo ouvido estas suas palavras, diziam: Este seguramente é profeta.

41 Outros diziam: Este é o Cristo! Diziam porém alguns: Pois que da Galileia  n é que há de vir o Cristo?

42 Não diz a Escritura: que o Cristo há de vir da geração de David, e da vilota de Belém(Jr) onde assistia David?

43 Assim que havia esta dissensão entre o povo acerca dele.

44 E alguns deles queriam prende-lo; mas ninguém lançou as mãos sobre ele.

 

Os guardas retornam sem Jesus. Intercessão de Nicodemos

 

45 Então voltaram os servidores aos príncipes dos sacerdotes e aos fariseus, que lhes perguntaram: Por que não o trouxestes preso?

46 Responderam os servidores: nunca homem algum falou como ele.

47 Replicaram-lhes então os fariseus: Dar-se-á o caso que sejais vós também dos enganados?

48 Porventura algum dentre os principais ou fariseus, creu nele?

49 Porque quanto a esta plebe, que não sabe o que é lei, eles são uns homens amaldiçoados.

50 Disse-lhes Nicodemos que era um deles, e o mesmo que viera de noite buscar a Jesus:

51 Condena porventura a nossa lei a algum homem antes de ouvi-lo, e antes de se informar das suas ações?

52 Responderam-lhe eles: És tu também galileu? Examina as Escrituras e verás que da Galileia não se levanta profeta.

53 E retornaram cada um para a sua casa.

 


[1] Da Galileia: Eles ignoravam que o nascimento de Jesus se dera na Judeia, em Belém, por ocasião do senso.

 

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt

 

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