Bible of the WayBíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Atos dos Apóstolos  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 15  Ee

(Versículos e sumário)

15 Vindo alguns da Judeia, ensinavam assim aos irmãos: Pois se vos não circuncidais segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.

2 E tendo-se movido uma disputa não mui pequena de Paulo e Barnabé contra eles, sem os convencer, resolveram que fosse Paulo e Barnabé e alguns dos outros aos apóstolos e aos presbíteros de Jerusalém esclarecer esta questão.

3 Acompanhados pela igreja até certo ponto, eles atravessaram pela Fenícia e por Samaria, narrando-lhes a conversão dos gentios e dando grande contentamento a todos os irmãos.

4 E tendo chegado a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, aos quais eles referiam quão grandes coisas tinha obrado Deus com eles.

5 Mas levantaram-se alguns da seita dos fariseus que abraçaram a fé, dizendo: É necessário que os gentios sejam circuncidados, e que também observem a lei de Moisés.

6 Congregaram-se pois os apóstolos e os presbíteros para examinar essa questão.

7 Depois de examinada a contento, levantando-se Pedro lhes disse: Varões irmãos, vós sabeis que desde os primeiros dias ordenou Deus entre nós que da minha boca ouvissem os gentios a palavra do Evangelho, e que a cressem. (At)

8 E Deus, que conhece os corações, se declarou por eles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós.

9 E não fez diferença alguma entre nós e eles, purificando com a fé os seus corações.

10 Logo por que tentais agora a Deus, impondo um jugo sobre as cervizes dos discípulos, que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?

11 Mas nós cremos que pela graça do Senhor Jesus Cristo somos salvos, assim como eles também o foram.

12 Então toda a assembleia se calou; e escutavam a Barnabé e a Paulo, que lhes contavam quão grandes milagres e prodígios fizera Deus, por intervenção deles, nos gentios.

13 E depois que eles se calaram, entrou a falar Tiago, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me.

14 Simão tem contado como Deus primeiro visitou aos gentios, para fazer deles um povo para seu nome.

15 E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito:

16 Depois disto eu voltarei, e edificarei de novo o tabernáculo de David que caiu e repararei as suas ruínas e o levantarei,

17 para que os restos dos homens busquem a Deus, e todas as gentes, sobre as quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas(Am)

18 Pelo Senhor é conhecida a sua obra desde a eternidade.

19 Pelo que, julgo eu, que se não devem inquietar os que dentre os gentios se convertem a Deus.

20 Mas que se lhes deve somente escrever que se abstenham das contaminações dos ídolos e da fornicação, das carnes sufocadas e do sangue.

21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem nas sinagogas, onde é lido cada sábado.

22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros com toda a igreja, eleger varões dentre eles, e enviá-los a Antioquia com Paulo, e Barnabé, enviando a Judas, que tinha o sobrenome de Barsabás, e a Silas, varões principais entre os irmãos,

23 Escrevendo-lhes por mão deles assim: APÓSTOLOS e presbíteros irmãos, àqueles irmãos convertidos dos gentios, que se acham em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saúde!

24 Porquanto havemos ouvido que alguns que têm saído de nós, transtornando os vossos corações, vos têm perturbado com palavras, sem lhes termos mandado tal;

25 Aprouve-nos a nós, congregados em concílio, escolher varões e enviá-los a vós com os nossos mui amados Barnabé e Paulo,

26 Que são uns homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

27 Enviamos portanto a Judas e a Silas, que até de palavra eles vos exporão as mesmas coisas.

28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargos do que os necessários, que são estes,

29 A saber: que vos abstenhais do que tiver sido sacrificado aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas e da impureza, das quais fareis bem de vos guardar. Deus seja convosco.

30 Enviados assim, eles foram a Antioquia, e havendo congregado a multidão dos fiéis, entregaram a carta.

31 A qual, tendo eles lido, se encheram de contentamento pela consolação que lhes causou.

32 Judas e Silas, como também profetas que eram, consolaram com muitas palavras aos irmãos, e os confirmaram na fé.

33 E tendo-se demorado ali por algum tempo, foram remetidos em paz pelos irmãos, aos que lhos tinham enviado.

34 A Silas, contudo, pareceu bem ficar ali, e Judas foi só para Jerusalém.

35 Paulo e Barnabé se demoravam em Antioquia, ensinando e pregando com outros muitos a palavra do Senhor.

36 E, dali a alguns dias, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar os irmãos por todas as cidades em que temos pregado a palavra do Senhor, para ver como se portam.

37 Barnabé queria também levar consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.

38 Mas Paulo lhe rogava, tendo por justo que não devia ser admitido (pois se havia separado deles desde Panfília, e não havia ido com eles à obra).

39 E houve tal desavença entre ambos que se separaram um do outro, e assim Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

40 E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.

41 E andava pela Síria e pela Cilícia, confirmando as igrejas; ordenando-lhes que guardassem os cânones dos apóstolos e dos presbíteros.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt

 

.

D
W