Bible of the WayBíblia do Caminho  † Testamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Atos dos Apóstolos  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 12  Ee

(Versículos e sumário)

12 E neste mesmo tempo o rei Herodes enviou tropas para maltratar a alguns da Igreja.

2 Tiago, irmão de João, foi morto à espada,

3 Eram então os dias dos pães asmos. Vendo que agradava aos judeus, mandou prender a Pedro.

4 Que preso, foi posto no cárcere, sendo guardado por quatro quadrigas de soldados, com intenção de o apresentar ao povo depois da Páscoa.

5 Assim, Pedro era guardado na prisão, mas a igreja orava por ele a Deus sem cessar.

6 Entretanto, quando Herodes estava para o apresentar, nessa mesma noite Pedro estava dormindo entre dois soldados, atado com duas cadeias, e os guardas à porta vigiavam o cárcere.

7 Eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma claridade naquela habitação, e tocando a Pedro num lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram as cadeias das suas mãos.

8 E o anjo lhe disse: Pega tua cinta e calça as tuas sandálias. E assim fê-lo Pedro. E o anjo lhe disse: Põe sobre ti a tua capa e segue-me.

9 E saindo, o ia seguindo, e não sabia que o que se fazia por intervenção do anjo era assim na realidade, mas julgava que estava tendo uma visão.

10 E depois de passarem a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que conduz à cidade, a qual se lhes abriu por si mesma. E saindo, caminharam juntos ao longo duma rua, e logo depois o anjo o deixou.

11 Então Pedro caindo em si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo livrando-me das mãos de Herodes e de toda expectativa do povo judeu.

12 E considerando isto foi ter à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitos estavam congregados orando.

13 Quando ele bateu à porta, uma moça por nome Rode, tendo escutado, veio à frente.

14 E assim que conheceu a voz de Pedro, com o alvoroço não lhe abriu logo a porta, mas correndo para dentro foi dar a nova de que Pedro estava à porta.

15 Eles porém lhe disseram: Tu estás louca. Mas ela asseverava que assim era. E eles diziam: Deve ser o seu anjo.

16 Entretanto Pedro continuava a bater. E depois de lhe terem aberto a porta, então o reconheceram e ficaram pasmados.

17 Mas ele tendo-lhes feito sinal com a mão que se calassem, contou-lhes como o Senhor o havia livrado da prisão, e disse-lhes: Fazei saber isto a Tiago e aos irmãos. E, tendo saído, foi para outro lugar.

18 Sendo já era dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados, sobre o que tinha sido feito de Pedro.

19 Herodes tendo-o requisitado e não o encontrando, feita inquirição aos guardas, ordenou fossem executados. E passando de Judeia a Cesareia deixou-se aí ficar.

20 Ora, Herodes estava irritado contra os de Tiro e de Sidônia. Mas estes de comum acordo o foram buscar, e com o favor de Blasto, que era seu camarista, pediram paz, porque das terras do rei é que o seu país tirava a subsistência.

21 Num determinado dia, Herodes, vestido em traje real, se assentou no tribunal e discursava para eles.

22 E o povo o aplaudia, dizendo: É voz de Deus e não de homem.

23 Porém, subitamente o feriu o anjo do Senhor, por não ter tributado honra a Deus, e comido de bichos expirou.

24 Entretanto a palavra do Senhor crescia e se multiplicava.

25 Mas Barnabé e Saulo, tendo concluído o seu ministério, tornaram a sair de Jerusalém, levando consigo a João, que tem por sobrenome Marcos.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt

 

.

D
W