Bíblia do CaminhoTestamento Redentor

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Atos dos Apóstolos  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1  Ee

(Versículos e sumário)

1 No meu primeiro discurso falei, ó Teófilo, de todas as coisas que Jesus começou a fazer, e a ensinar.

2 Até ao dia em que ascendeu ao Céu, depois de ter dado preceitos pelo Espírito Santo aos apóstolos que elegeu.

3 Aos quais também se manifestou depois da sua paixão com muitas provas de sobrevivência, aparecendo-lhes por quarenta dias e falando-lhes do reino de Deus.

4 E comendo com eles, lhes ordenou que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que ouvistes (disse ele) da minha boca;

5 porque João na verdade batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, não muito depois destes dias.

6 Portanto os que se haviam congregado lhe perguntavam, dizendo: Senhor, dar-se-á que restituas neste tempo o reino a Israel?

7 E ele lhes disse: Não está em vós conhecer os tempos, nem momentos, que o Pai reservou ao seu poder;

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e me sereis testemunhas em Jerusalém e em toda a Judeia, e Samaria, e até às extremidades da terra.

9 E tendo dito isto, vendo-o eles, se foi elevando, e o recebeu uma nuvem que o ocultou a seus olhos.

10 E como estivessem olhando para o céu quando ele ia subindo, eis que se puseram ao lado deles dois varões com vestiduras brancas.

11 Os quais também lhes disseram: Varões galileus, que estais olhando para o céu? Este Jesus que, separando-se de vós foi assunto ao Céu, assim virá, do mesmo modo que o haveis visto ir ao céu.

12 Então voltaram para Jerusalém desde o monte das oliveiras, que está perto de Jerusalém à distância da jornada de um sábado.

13 E tendo entrado na casa [também denominada cenáculo], subiram ao quarto de cima, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zeloso e Judas, irmão de Tiago.

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração com as mulheres e com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

15 Num daqueles dias, alteando-se Pedro dentre os irmãos (eram cerca de cento e vinte pessoas os que ali se achavam) disse:

16 Varões irmãos, era necessário cumprir-se a Escritura, que o Espírito Santo predisse por boca de David, (Sl) acerca de Judas, que foi o condutor daqueles que prenderam a Jesus;

17 O qual estava entre nós alistado no mesmo número, e a quem coube a sorte deste ministério.

18 E este possuiu de fato um campo do preço da iniquidade, e depois de se pendurar rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

19 E tão notório se fez a todos os habitantes de Jerusalém este sucesso, que se ficou chamando aquele campo, na língua deles, Haceldama, isto é, campo de sangue.

20 Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a habitação deles e não haja quem habite nela, (Sl) e receba outro o seu bispado(Sl)

21 Convém pois que destes varões, que têm estado juntos na nossa companhia todo o tempo em que entrou e saiu entre nós o Senhor Jesus,

22 Começando desde o batismo de João até ao dia em que foi ascenso dentre nós, que um dos tais seja testemunha conosco da sua ressurreição.

23 E propuseram dois, a José, que era chamado Barsabás, o qual tinha por sobrenome o Justo, e a Matias.

24 E orando disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos destes dois um a quem tiveres escolhido,

25 para que tome o lugar deste ministério e apostolado, do qual pela sua prevaricação caiu Judas para ir ao seu lugar.

26 E sendo sorteados, caiu a sorte sobre Matias, que foi contado com os onze apóstolos.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir