Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo a Timóteo  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1  † 

(Versículos e sumário)

1 Paulo apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida, que é em Jesus Cristo,

2 A Timóteo, muito amado filho, graça, misericórdia, paz da parte de Deus Pai, e da de Jesus Cristo nosso Senhor.

3 Dou graças a Deus, a quem desde os meus ascendentes, sirvo com consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações, de noite e de dia.

4 Desejando ver-te lembrado das tuas lágrimas, para me encher de gosto.

5 Trazendo à memória aquela fé, que há em ti não fingida, a qual não só habitou primeiro em tua avó Loide, mas também na tua mãe Eunice, e estou certo que também em ti.

6 Pelo qual motivo te admoesto que tornes a ascender o fogo da graça de Deus, que recebeste pela imposição das minhas mãos.

7 Porque Deus não nos deu um espírito de pusilanimidade, mas de fortaleza, e de caridade, e de temperança.

8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim que sou preso seu; antes trabalha comigo no Evangelho, segundo a virtude de Deus,

9 Que nos livrou, e chamou com a sua santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu propósito e graça, que nos foi dada em Jesus Cristo antes de todos os séculos.

10 E que agora foi manifestada pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual na verdade destruiu a morte, e tirou à luz a vida, e a imortalidade pelo Evangelho;

11 No qual eu fui constituído pregador, e apóstolo, e mestre das gentes.

12 Por cuja causa também padeço isto, mas não me envergonho. Porque sei a quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito para aquele dia.

13 Guarda a forma das sãs palavras, que me tens ouvido na fé e no amor em Jesus Cristo.

14 Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo, que habita em nós outros.

15 Tu sabes isto, que se apartaram de mim todos os que estão na Ásia, do número dos quais é Figelo e Hermógenes.

16 O Senhor faça misericórdia à casa de Onesíforo; porque muitas vezes me consolou, e não teve vergonha das minhas cadeias.

17 Antes quando veio a Roma, me buscou com diligência e me achou.

18 O Senhor lhe faça a graça de achar misericórdia diante do Senhor naquele dia. E quanto serviço ele me fez em Éfeso melhor o sabes tu.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir