Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Pedro  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1  † 

(Versículos e sumário)

1 Simão Pedro, apóstolo, servo de Jesus Cristo, aos que alcançaram igual fé conosco pela justiça de Deus, e salvador Jesus Cristo.

2 Graça e paz completa seja a vós outros pelo conhecimento de Deus, e de Jesus Cristo nosso Senhor.

3 Como todos os dons do seu divino poder, que dizem respeito à vida, e à piedade nos têm sido dados pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua própria glória e virtude.

4 Pelo qual nos comunicou as mui grandes e preciosas graças que tinha prometido; para que por elas sejais feitos participantes da natureza divina; fugindo da corrupção da concupiscência, que há no mundo.

5 Vós outros aplicando pois todo o cuidado, ajuntai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade;

7 E à piedade o amor de vossos irmãos, e ao amor de vossos irmãos a caridade.

8 Porque se estas cousas se acharem e abundarem em vós, elas vos não deixarão vazios, nem infrutuosos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

9 Mas o que não tem prontas estas coisas, é cego, e anda apalpando com a mão, esquecido da purificação dos seus pecados antigos.

10 Portanto, irmãos, ponde cada vez maior cuidado em fazerdes certa a vossa vocação, e eleição por meio das boas obras; porque fazendo isto, não pecareis jamais.

11 Porque assim vos será dada largamente a entrada no reino eterno de nosso Senhor, e Salvador Jesus Cristo.

12 Pelo que não cessarei de vos admoestar sempre sobre estas coisas; e isto ainda que vós estejais instruídos e confirmados na presente verdade.

13 Porque tenho por coisa justa, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com as minhas admoestações;

14 Estando certo de que logo tenho de deixar o meu tabernáculo, segundo o que também me deu a entender nosso Senhor Jesus Cristo.

15 E terei cuidado que ainda depois do meu falecimento possais vós ter repetidas vezes memória destas coisas.

16 Porque não vos temos feito conhecer a virtude e a presença de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas engenhosas; mas sim depois de nós termos sido os espectadores da sua grandeza.

17 Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida uma voz desta maneira: Este é o meu Filho amado, em quem eu me comprazi, ouvi-o.

18 E nós mesmos ouvimos esta voz que vinha do céu, quando estávamos com ele no monte santo.

19 E ainda temos mais firme a palavra dos profetas; à qual fazeis bem de atender, como a uma tocha que alumia num lugar tenebroso, até que o dia esclareça e o luzeiro nasça em vossos corações;

20 Entendendo primeiro isto, que nenhuma profecia da Escritura se faz por interpretação própria.

21 Porque em nenhum tempo foi dada a profecia pela vontade dos homens; mas os homens santos de Deus é que falaram inspirados pelo Espírito Santo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir