Bible of the WayBíblia do Caminho  † Testamento Redentor ©

Índice Página inicial Próximo Capítulo

2.ª Epístola de S. João Apóstolo  Ee 

(Vulgatæ Editionis)

 

CAPÍTULO ÚNICO  Ee 

 

O apóstolo fortifica a Eleita e a seus filhos na caridade e na fé. Previne-os contra os hereges e proíbe-lhes ter com eles comunicação. (Nota do Tradutor)

 

1 O presbítero à senhora Eleita, e a seus filhos, aos quais eu amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade.

2 Por causa da verdade que permanece em nós, e que será conosco eternamente.

3 Seja convosco a graça, a misericórdia, a paz da parte de Deus Pai e da de Jesus Cristo Filho do Pai, em verdade, e em caridade.

4 Muito me alegrei por ter achado que alguns de teus filhos andam em verdade, assim como temos, recebido o mandamento do Pai.

5 E agora rogo-te, senhora, não como se te escrevesse um novo mandamento, senão, o que havemos tido desde o princípio, que nos amemos uns aos outros.

6 E nisto consiste a caridade, que andemos segundo os mandamentos de Deus. Porque este é o mandamento que andemos nele, como tendes ouvido desde o princípio.

7 Porque muitos impostores se têm levantado no mundo, os que não confessam que Jesus Cristo veio em carne; este tal é impostor e Anticristo.

8 Estai alerta sobre vós, para que não percais o que haveis obrado: mas antes recebais uma plena recompensa.

9 Todo o que se aparta e não permanece na doutrina de Cristo, não tem a Deus: o que permanece na doutrina, este tem assim ao Pai como ao Filho.

10 Se algum vem a vós, e não traz esta doutrina, não no recebais em vossa casa, nem lhe digais AVE.

11 Porque o que lhe diz AVE comunica com as suas malignas obras.

12 Posto que eu tinha mais coisas que vos escrever, eu o não quis fazer por papel e tinta: porque espero ser convosco, e falar-vos cara a cara: para que o vosso gosto seja perfeito.

13 Os filhos da tua irmã Eleita te saúdam.

 


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt