Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9  † 

(Versículos e sumário)

9 Quanto ao ministério [da coleta] que se faz para os santos, é supérfluo escrever-vos.

2 Porque conheço a prontidão do vosso ânimo, pelo qual vos elogio diante dos macedônios. Porquanto, Acaia, estais pronta desde o ano passado, e vosso zelo tem estimulado a muitíssimos.

3 Enviei porém os irmãos, para que não seja vão os elogios que particularmente vos fazemos, e para que (como disse) estejais preparados;

4 Não suceda que, indo comigo os macedônios e encontrando-vos despreparados, envergonhemo-nos (para não dizermos vós) quanto a isto.

5 Portanto, julguei necessário, rogar aos irmãos para irem antecipadamente a vós e prepararem a bênção já prometida, tal como bênção, não como avareza.

6 Digo pois isto: Quem pouco semeia, pouco também colherá; e quem semeia em abundância, também em abundância colherá.

7 Dê cada um conforme propôs em seu coração, sem tristeza ou constrangidamente; porque Deus ama ao que dá com alegria. ( † )

8 E poderoso é Deus para fazer abundar em vós toda graça; para que tendo sempre, em tudo, todo o necessário, também abundeis em toda boa obra.

9 Assim como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres; a sua justiça dura pelos séculos dos séculos. ( † )

10 Aquele que dá a semente ao semeador, vos dará também pão para comer( † ) multiplicará vossa semente e aumentará abundantemente os frutos da vossa justiça,

11 Para que, em tudo, vos locupleteis abundantemente na total simplicidade, a qual faz que por nós sejam dadas graças a Deus.

12 Porque a administração desta oferenda não só supre à carência dos santos, mas também multiplica as muitas ações de graças ao Senhor,

13 Pelo mérito deste ministério, glorificam a Deus em obediência à vossa confissão [de fé] ao Evangelho do Cristo, e pela simplicidade que em tudo lhes comunicais.

14 E, em suas orações por vós, desejam vos despertar a iminente graça de Deus que há em vós.

15 Graças a Deus pelo seu inefável dom.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others) Parallel Greek New Testament by John Hurt.


.

Abrir