Bíblia do Caminho Testamento Redentor

1ª Epístola de S. Pedro  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 5  † 

(Versículos e sumário)

5 Esta é pois a rogativa que eu faço aos presbíteros, que há entre vós, eu presbítero como eles e testemunha das penas que padeceu Cristo; e que hei de ser participante daquela glória, que se há de manifestar para o futuro;

2 Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas espontaneamente, segundo Deus; nem por amor de lucro vergonhoso, mas de boa vontade.

3 Não como quem quer ter domínio sobre a herança do Senhor, mas fazendo-vos, de boa vontade, o modelo do rebanho.

4 E quando aparecer o príncipe dos pastores, recebereis a coroa de glória, que nunca se poderá murchar.

5 Semelhantemente vós, mancebos, obedecei uns aos outros. E inspirai-vos todos a humildade uns aos outros, porque Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça aos humildes. ( † )

6 Humilhai-vos pois debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo da sua visita,

7 Remetendo para ele todas as vossas inquietações, porque ele tem cuidado de vós.

8 Sede sóbrios, e vigiai; e porque o diabo vosso adversário anda ao derredor de vós, como um leão que ruge, buscando a quem possa tragar.

9 Resisti-lhe fortes na fé, sabendo que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem a mesma tribulação.

10 Mas o Deus de toda a graça, o que nos chamou em Jesus Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco ele vos aperfeiçoará, fortificará e consolidará.

11 A ele glória, e império por séculos de séculos. Amém.

12 Por Silvano, que vos é, segundo entendo, irmão fiel, vos escrevi brevemente; admoestando-vos e protestando-vos que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.

13 A Igreja, que está em Babilônia, n escolhida com vós outros, vos saúda, e Marcos meu filho.

14 Saudai-vos uns aos outros pelo santo ósculo; graças a vós todos que estais em Jesus Cristo. Amém.



[1] Babilônia é o codinome dado a Roma pelos primeiros cristãos; cf. Ap 17.5-18


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir