Bíblia do Caminho Testamento Redentor

1ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6  † 

(Versículos e sumário)

6 Como algum de vós, tendo uma demanda contra outro, ousa ir a juízo perante os iníquos e não à presença dos santos?

2 Porventura não sabeis que os santos hão julgar a este mundo? E, se o mundo há de ser julgado por vós, porventura sois indignos de julgar o que seja mínimo?

3 Não sabeis que julgaremos aos anjos? Quanto mais as questões mundanas?

4 Portanto, se tiverdes que julgar questões mundanas, aos que na Igreja são os mais desprezíveis, constituí-lo-íeis por juízes.

5 Para vergonha vossa vo-lo digo. É possível que não haja entre vós um homem sábio, que possa julgar entre seus irmãos?

6 Mas o que se vê é que um irmão litiga com outro irmão, e isto diante de infiéis.

7 Já o haver entre vós demandas de uns contra os outros é, sem controvérsia, uma falta. Por que não sofreis antes a injúria? Por que não tolerais antes o dano?

8 Mas vós mesmos sois os que fazeis a injúria e causais o dano; e isto a vossos próprios irmãos.

9 Acaso não sabeis que os iníquos não possuirão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros,

10 Nem os preguiçosos, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os ébrios, nem os maldizentes, nem os roubadores hão de possuir o reino de Deus.

11 E tais haveis sido alguns; mas fostes lavados, fostes santificados e fostes justificados em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.

12 Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. Tudo me é lícito, mas eu não permitirei que nada me domine.

13 Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos; mas Deus fará perecer a ambos; e o corpo não é para a devassidão mas para o Senhor; e o Senhor para o corpo.

14 E Deus que ressuscitou ao Senhor, também nos ressuscitará a nós pela sua virtude.

15 Não sabeis que os vossos corpos são membros do Cristo? Arrancarei, assim, os membros do Cristo e farei deles membros duma meretriz? Absolutamente!

16 Não sabeis porventura que quem se acasala com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque disse: Serão dois numa mesma carne. ( † )

17 Mas o que se une ao Senhor, comunga seu espírito com ele.

18 Fugi da prostituição. Todo e qualquer pecado que o homem cometer, é extracorpóreo, mas o que comete prostituição, peca contra o seu próprio corpo.

19 Acaso não sabeis que os vossos membros são templo do Espírito Santo, que está em vós, o qual recebestes de Deus, e que agora não mais vos pertenceis?

20 Porque vós fostes comprados por um grande preço. Glorificai pois, e trazei a Deus no vosso corpo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others) Parallel Greek New Testament by John Hurt.


.

Abrir